como alugar um imovel imobiliaria em curitiba

Começar a busca por um novo lar não é uma tarefa fácil, mas para te ajudar a tirar as dúvidas sobre como alugar um imóvel, listamos 7 dicas práticas para você.
Alugar um imóvel não se resume apenas a encontrar o apartamento ou casa ideal, assinar um contrato e fazer a mudança. Durante o processo, há uma série de obrigações e cuidados a serem tomados para garantir que a experiência seja positiva, desde a escolha do bairro que mais combina com você até a seleção de documentos para alugar um imóvel.
Siga as 7 dicas da Gonzaga e saiba como alugar um imóvel de forma prática e rápida agora mesmo:

1 – Tipo e tamanho do imóvel

Para começar, é necessário ter em mente qual é o tipo e o tamanho de imóvel que você está procurando. É possível encontrar diversas opções no mercado e escolher a que melhor atende a sua necessidade.
Famílias grandes precisam de mais quartos para garantir o bem-estar e privacidade de todos, por isso, buscam morar em casas, sobrados ou apartamentos maiores. Em contrapartida, estudantes universitários que moram sozinhos optam por kitnets e studios que não apresentam divisórias entre sala, cozinha e quarto, por exemplo.
Muito importante também é observar a iluminação, a ventilação e se há vaga na garagem, no caso de quem tem carro ou moto.

2 – Encontrando o bairro

Alugar não é uma opção tão definitiva quanto comprar, mas a escolha do bairro continua sendo um fator forte a ser levado em consideração. A localização do imóvel interfere diretamente na qualidade de vida do morador.
É necessário observar a vizinhança, segurança e pontos de acesso aos locais de interesse, como trabalho, instituições de ensino, áreas de lazer e comércio na região.

3 – Busca online

Outra dica importante de como alugar um imóvel se refere à organização da busca online. Além de filtrar os imóveis por bairro, tipo, valores e quantidade de quartos, selecione outros fatores que são importantes para você, como lavanderia, playground, portaria 24h etc.
O site da Gonzaga Imóveis filtra exatamente o que você busca. Dessa forma, é possível fazer uma seleção prévia e visitar apenas os imóveis que realmente estão dentro das suas necessidades

4 – Valores

O valor do imóvel a ser locado costuma ser fator determinante na hora da escolha. E nem sempre o inquilino tem noção de quanto custa a locação de um apartamento ou casa em determinada região.
Fatores como acesso a serviços e o estado de conservação do imóvel são cruciais na hora de precificar o valor da locação. Você pode saber mais sobre o que define o preço do aluguel de um imóvel em nosso conteúdo especial sobre o assunto, clicando aqui.
Por isso, o ideal é contar com a ajuda de uma imobiliária com experiência de mercado como a Gonzaga. Nossos corretores especializados podem te orientar previamente sobre os melhores bairros de Curitiba para alugar um imóvel de acordo com a sua realidade financeira e com as suas necessidades para manter uma boa qualidade de vida.

5 – Vistoria e contrato de locação

Ao alugar um imóvel, o inquilino deve estar atento a todos os detalhes para não sair no prejuízo depois. É importante que você acompanhe a vistoria junto com o corretor para conferir se todos os itens da lista condizem com a realidade.
Analise também o contrato e fique atento a cláusulas como data de vencimento, multas e duração. Caso não esteja de acordo com algum item, tente negociar uma solução.

6 – Documentos para alugar um imóvel

Para não perder a oportunidade de alugar o imóvel desejado, é importante agilizar a documentação exigida, tanto a sua, quanto a do fiador, se essa for a forma de garantia adotada Com o Aluguel Express da Gonzaga, esse processo se torna muito menos burocrático, pois você só precisa enviar pelo nosso site RG, CPF e comprovante de renda.
Além disso, não precisa se preocupar com a documentação do fiador, pois oferecemos o seguro-fiança gratuito, que elimina a necessidade de envolver terceiros na negociação.

7 – Pagamentos

No contrato, deve constar o vencimento do aluguel, por isso fique atento às datas dos pagamentos. Afinal de contas, atrasos podem gerar multas e mais despesas. Atenção também à quitação das taxas de condomínio, bombeiros e IPTU, caso estejam a cargo de quem está alugando o imóvel. A inadimplência pode resultar em uma ação de despejo. É responsabilidade do inquilino também o pagamento de contas como energia, água e gás.

Como alugar um imóvel em Curitiba

A Gonzaga Imóveis atua em Curitiba há mais de 65 anos e por isso é especialista no mercado imobiliário curitibano. Aqui você encontra imóveis de diferentes tipos e valores para alugar em Curitiba e Região Metropolitana. Acesse agora mesmo o site e comece a preparar a sua mudança, clique aqui!
Leia também “Como calcular o IPTU no orçamento de quem vive de aluguel”.