Gi da Gonzaga

Se você pretende adquirir o próximo imóvel em 2024, talvez já tenha ouvido falar sobre a Taxa Básica de Juros, também conhecida como Taxa Selic.

Com importante influência no setor imobiliário, a Taxa Selic segue em queda, registrando sua 5ª redução no início do ano.

Mas você sabe o que a redução da Taxa Selic tem a ver com a compra do seu próximo? A Gonzaga Imóveis te conta neste artigo!

A Taxa Selic, ou Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é a Taxa Básica de Juros da economia brasileira. Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) e tem como principal função controlar a inflação, além de influenciar diversas outras taxas de juros praticadas no mercado.

No setor imobiliário, a Taxa Selic exerce uma influência significativa, especialmente nos financiamentos.

Quando a Selic está em patamares elevados, as taxas de juros dos empréstimos para aquisição de imóveis tendem a ser mais altas, o que encarece o custo do financiamento e reduz o poder de compra dos consumidores.

Por outro lado, quando há redução na Taxa Selic, como vem acontecendo desde agosto de 2023, espera-se uma diminuição nas taxas de juros dos financiamentos imobiliários, tornando o crédito mais acessível e estimulando o mercado.

A redução da Taxa Selic traz consigo uma série de benefícios para quem busca adquirir um imóvel por meio de financiamento. Com a queda das taxas de juros, as parcelas do financiamento tendem a ser menores, tornando o investimento em imóveis mais atrativo tanto para quem busca realizar o sonho do primeiro imóvel, como para aqueles que desejam adquirir imóveis para investir em locação.

Além disso, a redução da Taxa Selic pode estimular o setor com soluções financeiras mais flexíveis, levando as instituições financeiras a oferecerem condições que podem ser mais vantajosas aos clientes, como prazos mais longos e entrada reduzida, o que tende a aumentar as opções disponíveis, favorecendo a negociação por parte dos compradores.

Outro ponto a se considerar é o impacto positivo no mercado imobiliário como um todo. Com taxas de financiamento mais baixas, a demanda por imóveis tende a aumentar, impulsionando o setor e contribuindo para o aquecimento da economia.

Diante da redução da Taxa Selic, de 11,75% para 11,25%, e de seus reflexos positivos no mercado imobiliário, podemos vislumbrar um cenário promissor para quem pretende investir em imóveis em 2024.

Com condições mais favoráveis de financiamento, a expectativa é que mais pessoas se sintam encorajadas a realizar o sonho da casa própria ou a investir em imóveis como forma de diversificação de patrimônio.

Para os investidores que já atuam no mercado imobiliário, a perspectiva de aumento da demanda e de valorização dos imóveis pode representar oportunidades interessantes de negócio, seja na compra para revenda ou no aluguel de imóveis para renda.

Diante desse cenário promissor, conte com a Gonzaga Imóveis para te auxiliar em todas as etapas da sua jornada imobiliária. Além de especialistas, nosso portfólio conta com a melhor seleção de imóveis em Curitiba e região.

Clique aqui e fale com um especialista!