Como escolher o tamanho ideal de apartamento ou casa

Quer saber o que deve ser levado em consideração na hora de escolher o tamanho da nova casa ou apartamento? Confira 5 pontos de atenção que irão te ajudar na sua decisão!

Escolher um novo lar nem sempre é uma tarefa fácil. Além da escolha do bairro, outros fatores também influenciam na decisão como o preço do aluguel ou venda, infraestrutura do imóvel e metragem. Para garantir conforto e bem-estar para você e sua família, listamos 5 pontos de atenção que irão te ajudar a descobrir qual o tamanho ideal de apartamento ou casa, confira:

1. Quantidade de moradores

O novo imóvel deve oferecer conforto e bem-estar para todos os moradores. Por isso, este é o primeiro ponto a se levar em consideração. Engana-se quem acha que apenas a quantidade de quartos influencia nessa questão. Para garantir a boa convivência também é necessário pensar na quantidade e tamanho das áreas comuns do imóvel, como sala, cozinha e banheiros.

Famílias maiores precisam de mais espaços para a convivência nesses ambientes e um número maior de banheiros para garantir o bem-estar de todos os moradores. Isso inclui até mesmo a quantidade de animais de estimação, já que imóveis muito pequenos e que não oferecem espaço adequado acabam estressando os pets.

2. Tipo e idade do imóvel

O tipo e a idade do imóvel são fatores que influenciam muito na metragem das plantas. Geralmente, casas oferecem mais espaço, já que contam com terrenos maiores, área externa e a possibilidade de ter 2 ou mais pavimentos.

No entanto, apartamentos antigos também apresentam ambientes mais amplos. É comum encontrar grandes metragens em edifícios mais antigos já que a onda dos apartamentos compactos é recente no mercado imobiliário.

Você pode conferir quais as vantagens de morar em apartamento ou casa em nosso post especial sobre o tema, clique aqui.

3. Distribuição de ambientes

Falando nisso, a distribuição de ambientes interfere diretamente no tamanho ideal de apartamento ou casa. É possível encontrar apartamentos de 35m² com áreas amplas e casas com a mesma metragem que não apresentam boa divisão de espaço, por exemplo.

Por isso, recomendamos o uso de trena durante a visita ao imóvel. Desta forma, é possível medir cada cômodo enquanto observa-se de perto a distribuição de paredes, portas e janelas.

4. Rotina diária

Para aproveitar o melhor que o seu novo lar tem a oferecer, pense na sua rotina diária. Se você faz home office, será necessário encontrar um imóvel com 1 quarto ou 1 sala a mais para que você possa trabalhar com comodidade.

Para aqueles que gostam muito de cozinhar, é importante encontrar um imóvel com cozinha ampla. Por isso, na hora de escolher o tamanho ideal de apartamento ou casa, é importante pensar na rotina de todos os futuros moradores do imóvel.

5. Áreas comuns do condomínio

Como já mencionamos, as plantas de imóveis atuais oferecem espaços menores para os moradores. No entanto, as áreas comuns de condomínios horizontais e verticais estão cada vez mais equipadas e com melhor infraestrutura.

É possível abrir mão de mais espaço privativo em troca de academia, cinema, salão de festa, playgroud, brinquedoteca, piscina e muito mais.

O tamanho ideal de apartamento ou casa

Escolher o tamanho ideal de apartamento ou casa depende de muitos fatores, mas basta prestar atenção no que realmente atende às suas necessidades para encontrar o seu imóvel! Durante a sua busca, conte com a ajuda da Gonzaga Imóveis, a sua imobiliária em Curitiba. Acesse agora mesmo o nosso site e confira as ofertas!

Leia também “Apartamento para casal: como encontrar o imóvel perfeito?