imposto-de-renda
Gonzaga Imóveis

Os meses de março e abril são marcados pela preocupação com a Declaração do Imposto de Renda. A burocracia é grande e muitas dúvidas envolvem o assunto. Por isso, vamos te ajudar a entender melhor como se faz para declarar um imóvel no IR.  
Desde 2018, a Receita Federal passou a exigir novos dados a quem for declarar imóveis no IR. Caso tenha um imóvel e precise declarar, você deve ter em mãos o endereço exato do imóvel, área total e data de aquisição. Essas informações, agora, estão organizadas e hierarquizadas na ficha de “Bens e Direitos” .
Além do endereço completo, você também deve informar o número do IPTU do imóvel, ou seja, o número do cadastro do imóvel na prefeitura. E este campo merece atenção dobrada. Em algumas cidades, o número do IPTU pode ultrapassar 20 caracteres, espaço designado para esse preenchimento no IR, contando números, pontos e traços. Caso esse seja seu caso, deixe o campo em branco e coloque o número do IPTU no campo “Discriminação”.
Mais um dado exigido é o número da matrícula do imóvel e o cartório em que está registrado.
Essas mudanças foram iniciadas no ano passado, em 2018, mas ainda eram facultativas. A partir de 2019, passam a ser obrigatórias e devem constar nas declarações.
As demais informações sobre declarar imóveis no IR continuam as mesmas. Ou seja, no campo “Discriminação” ainda devem constar informações sobre o imóvel e a compra dele. Se tiver alguma dúvida, consulte este material da UOL que explica todos os detalhes.  
No caso de imóveis que estejam alugados, esse rendimento também precisa constar na declaração do Imposto de Renda. Caso seu imóvel esteja vinculado a uma administradora de imóveis, como a Gonzaga Imóveis, basta solicitar uma “Ficha de Rendimento” com todos os rendimentos discriminados. Aqui, não se deve esquecer do que é pago à administradora pelos serviços.

Gonzaga Imóveis

Este artigo foi produzido pela Gonzaga Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Documentos necessários para alugar um imóvel pela imobiliária
12 mar
Inquilino Quero Alugar

Documentos necessários para alugar um imóvel pela imobiliária

Você não precisa se preocupar com os documentos necessários para alugar um imóvel pela imobiliária! A burocracia para alugar um […]

leia mais
Como escolher o tamanho ideal de apartamento ou casa?
10 jan
Mercado Imobiliário Quero Alugar

Como escolher o tamanho ideal de apartamento ou casa?

Quer saber o que deve ser levado em consideração na hora de escolher o tamanho da nova casa ou apartamento? […]

leia mais