Onde morar em Curitiba bairro Bigorrilho
Gonzaga Imóveis

O Bigorrilho se destaca pelas ruas bem pavimentadas e abundante área verde presente em todo o bairro, sejam nas áreas mais comerciais ou residenciais. Por isso, se você quer uma dica de onde morar em Curitiba, saiba que o bairro Bigorrilho oferece toda a infraestrutura necessária para você morar com qualidade de vida pertinho do Centro da cidade. 

Descubra mais sobre o Bigorrilho em Curitiba agora mesmo!

Curiosidades do bairro Bigorrilho

Separamos algumas curiosidades sobre a região especial para você, confira!

História do bairro Bigorrilho

No século XIX, imigrantes ucranianos, alemães e poloneses acabaram se instalando na região. Com o passar do tempo, as chácaras acabaram se transformando em casas, apartamentos, prédios comerciais e hospitalares.

Hoje, o bairro Bigorrilho possui quase 10 mil habitantes e tem 3,50km², sendo conhecido por ser um bairro verticalizado, reunindo a maior concentração de edifícios por metros quadrados em Curitiba.

A origem do Bairro Bigorrilho

A origem do nome Bigorrilho é incerta, assim como o nome de muitos bairros de Curitiba. Alguns dizem que o bairro leva o nome de uma benzedeira famosa, a “Bigorrilha”, outros contam que a “Bigorrilha” era, na verdade, dona de um bordel. 

Há ainda uma terceira versão, publicada no livro “Coisas da Cidade” de Evaristo Biscaia, que indica que “Bigorela” era o nome de uma ucraniana famosa na região. O fato é que todas as histórias demonstram a interferência da língua dos imigrantes na pronúncia do termo, resultando em Bigorrilho.

Bigorrilho ou Champagnat?

Não é possível indicar com precisão a origem do nome Bigorrilho, mas podemos te contar o motivo da região também ser chamada de Champagnat. 

Os Irmãos Maristas possuíam uma chácara no Bigorrilho, que se estendia entre a Rua Padre Anchieta e a Rua Bispo Dom José, onde hoje está localizado o Colégio Marista Paraense.  

Por causa disso, a região era conhecida como “Jardim Champagnat”, uma homenagem ao fundador da congregação “Irmãos Maristas”, o padre francês Marcelino Champagnat, canonizado no fim dos anos 90 pelo Papa João Paulo II.

Em 2001, Champagnat chegou a ser cogitado como nome oficial do bairro, mas a mobilização popular contra a nova nomenclatura fez com que a Câmara Municipal rejeitasse a ideia e o nome do bairro permanecesse como Bigorrilho. 

vantagens de morar no Bigorrilho

Vantagens de morar no Bigorrilho

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a região, listamos 6 vantagens de morar no Bigorrilho, confira!

1. Localização

 O bairro Bigorrilho é pequeno e tem apenas 3,50km² de extensão. Está localizado a 3km do Centro de Curitiba, pertinho dos principais pontos comerciais da cidade. Além do Centro, o Bigorrilho faz fronteira com outros bairros importantes da capital: Batel, Mercês, Campina do Siqueira e Santo Inácio.

2. Áreas verdes

A grande quantidade de árvores e jardinetes no bairro Bigorrilho chama a atenção e contribui para a qualidade do ar da região. A presença de árvores pode ser observada até mesmo nas avenidas principais que cruzam o bairro,  praças e ruas que ficam coloridas de flores na primavera.

Não podemos esquecer de mencionar que o Parque Barigui está localizado nos bairros Bigorrilho e Santo Inácio, e conta com uma área de 1,4 milhão de m², distribuídos em gramados, bosques e lagos. 

3. Lazer

  • Parque Barigui: extensa área verde, o parque também apresenta bares, restaurantes, quadras poliesportivas, quiosques com churrasqueiras, pistas para caminhadas, corridas e bicicletas, equipamentos ao ar livre para ginástica, centro de exposições e muito mais!
  • Praça da Ucrânia: famoso atrativo da região, já que oferece feiras com comidas típicas de várias nacionalidades.
  • Praça da Espanha: durante a semana é possível visitar o Farol do Saber, já aos sábados e domingos há a feirinha de antiguidades e atrações musicais. 
  • Barzinhos, restaurantes e baladas: há muitos estabelecimentos próximos à Praça da Espanha e espalhados por todo o bairro Bigorrilho que oferecem diversas opções de alimentação e entretenimento para todas as idades.

4. Segurança

Morar no Bigorrilho em Curitiba significa mais segurança. Frequentemente, o bairro é apontado como um dos mais seguros da cidade. Devido a grande quantidade de edifícios, há o constante monitoramento por câmeras e as vias públicas são bem iluminadas. 

5. Infraestrutura urbana

O bairro Bigorrilho oferece com diversas opções de transporte público, ruas asfaltadas e avenidas pavimentadas que oferecem fácil acesso ao Centro e outros pontos de Curitiba.

A região ainda conta com farmácias, padarias, bancos, supermercados, clínicas e instituições de ensino, tudo para promover a qualidade de vida dos moradores.

Como é morar em curitiba bairro bigorrilho

6. Mercado imobiliário

O Bigorrilho é um bairro vertical composto por muitos condomínios fechados e devido a todos os fatores citados, é uma da regiões mais valorizadas da cidade.

Quem deseja alugar ou comprar um imóvel no Bigorrilho tem a segurança de estar fazendo uma excelente escolha, já que o bairro está em constante valorização e desenvolvimento. 

Como é morar em Curitiba no bairro Bigorrilho

Morar em Curitiba no bairro Bigorrilho significa contar com infraestrutura de lazer, transporte, qualidade de vida e muito mais. 

Aproveite as vantagens de morar no Bigorrilho e comece a preparar a sua mudança! A Gonzaga Imóveis tem muitas opções de imóveis para comprar e alugar no Bigorrilho para você escolher! Acesse o site para conferir!

Leia também: Como escolher um bairro para morar?

 

Gonzaga Imóveis

Este artigo foi produzido pela Gonzaga Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!