Gonzaga

Com a proximidade das férias escolares, muitas famílias utilizam esse período para viajar e conhecer os lugares incríveis aqui no Paraná.

Repleto de opções históricas e naturais, o Paraná tem opções que vão agradar toda a família.

Desde o litoral até o oeste, separamos os principais pontos turísticos pra encantar sua família. Anote aí:

Ilha do Mel
Localizada a poucos minutos de barco do porto de Paranaguá, a Ilha do Mel é um dos pontos preferidos para visitação no litoral. Com praias lindas e forte incentivo para preservação natural, a ilha conta com diversas praias, além de opções de hospedagens e alimentação caiçara, repleto de frutos do mar e sabores surpreendentes.

Morretes e Antonina
Com uma arquitetura barroca, Morretes e Antonina encantam pela sua paisagem, contato com a natureza e principalmente suas construções históricas. Atrações ricas, como museus, monumentos e praças contam boa parte da história da região.

Além das opções de ecoturismo, como trilhas, montanhas e descidas de boia pelas correntezas do rio Nhundiaquara, a região conta com diversos restaurantes típicos que incluem frutos do mar e o tradicional Barreado, um prato de origem portuguesa que chegaram ao Estado por volta do século 17.

Ainda é possível chegar até Morretes através de um incrível passeio de trem passando pelo véu-da-noiva, uma cachoeira de mais de 150 metros em meio a floresta densa, que cria um contraste de tirar o fôlego.

No caminho é possível fazer uma parada na estação Nossa Senhora do Cadeado, ponto de encontro de mochileiros que fazem as trilhas dos Jesuítas que inicia-se em Quatro Barras e termina no caminho do Pico Marumbi, uma opção para quem curte trekking e o contato direto com a natureza.

Meio Oeste
Saindo de Curitiba, cerca de 96km ou pouco mais de 1h de carro, encontra-se o Parque Nacional Vilha Velha, uma região de formações rochosas natural, com verdadeiras obras de arte esculpidas pelo tempo. O parque ainda conta com a lagoa dourada, um feito natural de magia e encanto, além das profundas e misteriosas furnas.

Ainda na região dos Campos Gerais, é possível conhecer o 6º maior Canyon do Mundo, conhecido como Canyon do Rio Iapó no Parque Estadual Guartelá, em Tibagi.

Oeste
Um dos pontos turísticos mais visitados do mundo são as Catataras do Iguaçu, um complexo de cachoeiras enormes que criam uma das maiores formações geológicas do planeta. Além das Cataratas é possível passeios pela usina de Itaipu e no Parque Nacional das Aves, uma das maiores áreas de preservação ambiental natural que conta com a biodiversidade de flora e fauna, criando uma ambiente mágico de contato direto com a natureza, além de um circuito de arvorismo incrível e emocionante para a garotada!

Curitiba – a Capital Ecológica
A capital paranaense é uma das cidades mais belas do Brasil, sendo referência em diversos fóruns de urbanismo pelo mundo. Isso se dá pelo fato de ter mais de 30 parques e praças. Na região central, existem diversas construções centenárias pela cidade, como as ruínas São Francisco, o Largo da Ordem, a Catedral e a praça Tiradentes, que tem registros históricos das primeiras calçadas da região.

Os parques
Curitiba tem dezenas de parques que podem ser visitados através de uma linha exclusiva de ônibus de Turismo, dentre eles estão: Zoológico, Jardim Botânico, Parque Tingui, Parque Tanguá, Parque Barigui, Parque São Lourenço, além de vários bosques.

Museus
Do museu de história natural, localizado na região do Capão da Imbuia, até o museu da Guerra, na praça dos Expedicionários e à extravagância do contemporâneo com o Museu do Olho (Museu Oscar Niemeyer), é possível ter um contato entre o passado e o futuro, de forma surpreendente.

E aí, pensando na próxima viagem? Visite o Paraná e prepare-se para se surpreender.