Com a chegada de 2024, a busca pelo primeiro imóvel pode estar no topo da sua lista de prioridades. Se você está prestes a embarcar nessa jornada emocionante, a Gonzaga Imóveis está aqui para oferecer algumas dicas valiosas para tornar esse processo mais suave, além de, é claro, te auxiliar em uma negociação bem-sucedida!
Antes de tomar qualquer decisão, pesquise amplamente as opções disponíveis. Considere não apenas o imóvel em si, mas também o bairro, a infraestrutura local e as perspectivas de valorização.
Que tal fazer uma lista de prioridades? Assim será mais fácil visualizar quais serão as principais necessidades a serem levadas em consideração e influenciarão a escolha do futuro imóvel.
– Se você possui carro ou pretende adquirir um em breve, lembre-se de checar a existência de estacionamento no imóvel.
– Há linhas de ônibus nas proximidades? Elas possibilitam algum tipo de integração com as linhas de ônibus que você geralmente utiliza para se locomover?
– O imóvel é pet friendly? Este é um item crucial ao ter um membro de 4 patas na família.
– Se a família irá aumentar, levar em consideração as comodidades e características do condomínio pode ser um ponto importante.
– No caso de estudantes, as prioridades podem variar conforme o estilo de vida ou rotina do morador. Um imóvel em região central ou mais próximo à universidade pode facilitar o dia a dia entre a faculdade e o estágio.
A vida é dinâmica, assim o que hoje pode não interferir na rotina, pode se tornar uma necessidade futura. Como:
– Necessidade de espaço adicional para home office;
– Espaço para guardar bicicletas no condomínio ou dentro de casa;
– Menos cômodos ou um imóvel mais compacto;
Dessa forma, considerar não apenas o que você precisa agora, mas também suas expectativas futuras é uma forma de acertar na escolha do imóvel ideal para o estilo de vida que você busca. Espaço adicional, facilidades e localização estratégica são fatores a serem considerados nessa hora.
O sonho da casa própria é uma realidade no Brasil e mesmo com o estereótipo de desapegados, até os mais jovens entram nessa equação. Segundo pesquisa recente realizada pela Brain Inteligência Estratégica, 45% dos jovens de 21 a 26 anos têm intenção de adquirir um imóvel.
Mas o comportamento das novas gerações em relação ao primeiro imóvel tem se mostrado um pouco diferente ao comportamento das gerações anteriores. Segundo a mesma pesquisa, 81% desses jovens buscam um imóvel que possa ser como uma transição entre a moradia atual e o que deseja alcançar. Aqui, é possível citar:
– Saída da casa dos pais;
– Início ou término de relacionamento;
– Transição de carreira, entre outras justificativas que os fazem acreditar que, no futuro, irão necessitar de um imóvel com outras características, mais adequadas ao momento em que a vida estará.
Tendo tudo isso em mente, antes de assinar qualquer contrato, faça uma análise financeira detalhada. Além do preço do imóvel, leve em consideração taxas adicionais, como impostos, condomínio e custos de manutenção. Tenha certeza de que a compra se encaixa confortavelmente no seu orçamento.
Ao procurar seu primeiro imóvel, a experiência e conhecimento de mercado são inestimáveis. A Gonzaga Imóveis, com seus 70 anos de atuação, oferece orientação personalizada e insights locais que podem fazer toda a diferença na sua jornada de compra.
Comprar seu primeiro imóvel é uma conquista significativa e emocionante. Ao seguir essas dicas, você estará mais preparado para tomar decisões mais concisas e fazer do primeiro imóvel uma negociação bem-sucedida.
A Gonzaga Imóveis está aqui para te ajudar a encontrar a propriedade perfeita que atenda às suas necessidades. Dê o próximo passo em direção ao seu próximo imóvel com a Gonzaga!
- Artigo Anterior VAI FINANCIAR? ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE TABELAS SAC E PRICE