A localização e a lei da oferta e da procura são apenas alguns dos aspectos que determinam o valor do aluguel de um imóvel. Conheça os demais!

Você sabia que há vários fatores que influenciam na definição do preço do aluguel de um imóvel?

Entre os principais aspectos que são considerados para se chegar a um valor de locação para o imóvel, estão a localização, o estado de conservação e a segurança.

Além disso, a chamada lei da oferta e da procura tem efeito direto nos preços dos aluguéis.

Funciona assim: mais imóveis e menor procura resultam em aluguel mais baixo. Já menos imóveis e maior procura têm o efeito contrário: resultam em valor mais alto de aluguel.

Conheça outros fatores:

Localização – A localização é um fator primordial em relação ao valor do aluguel. Imóveis situados em bairros nobres e próximos da região central são mais valorizados. A melhor infraestrutura dessas áreas bem como maiores níveis de segurança são alguns dos aspectos que deixam os imóveis mais caros.

Acesso a serviços – A proximidade de centros comerciais e de serviços como supermercados, farmácias, bancos e escolas também contribui para o valor do imóvel. Acesso a linhas do transporte público e a ciclovias também fazem a diferença.

Segurança – O nível de segurança da região em que o imóvel está instalado também é um fator importante e que tem forte influência no valor do aluguel. Aparatos como policiamento ostensivo e câmeras de segurança estão entre os fatores que contribuem para reduzir os índices de violência.

Infraestrutura – A infraestrutura da região em que o imóvel está localizado é outro fator importante. Ruas asfaltadas, boa iluminação, logradouros públicos, cobertura de rede de internet são alguns dos aspectos que influem na valorização da edificação.

Estado de conservação do imóvel – O estado de conservação influi no valor do aluguel, pois é um fator que está diretamente ligado ao bem-estar. Imóveis novos ou bem conservados representam menos trabalho para manutenção. Vale lembrar que é dever do inquilino arcar com a manutenção do imóvel durante o período de locação.

Vagas de garagem ou Estacionamento – Cada vez mais os centros urbanos têm menos espaço para a inclusão de garagens ou de estacionamentos. Ao mesmo tempo, cresce o número de veículos nas cidades. Justamente por isso, o imóvel com essas facilidades acaba tendo preço superior aos demais.

Mercado imobiliário aquecido – Por fim, um fator determinante para o valor do aluguel é o aquecimento do mercado imobiliário. Esse é um dos principais setores da economia e sua movimentação influi na lei da oferta e da procura. A taxa Selic – taxa básica de juros –, a inflação e o índice de confiança do consumidor estão entre os fatores que regem esse ramo.

Agora que você já sabe que são muitos os fatores que influenciam no preço dos aluguéis, confira no nosso site as opções de casas e apartamentos para alugar em Curitiba e feche o melhor negócio!