dividir-aluguel

Quer dividir o aluguel com um amigo ou com uma pessoa que ainda não conhece, mas não faz ideia por onde começar? Temos algumas dicas!
Sair da casa dos pais e dividir um apartamento com outras pessoas é uma das melhores alternativas para quem está planejando iniciar uma nova fase, principalmente para quem vai começar uma faculdade em outra cidade e quer economizar. Se você está pensando em dividir apartamento, que tal conferir algumas dicas da Gonzaga para facilitar o processo?

Planejamento

Antes de mudar, é preciso conhecer a região onde vai morar e saber se ela condiz com o seu estilo de vida. Por exemplo, não adianta morar em um bairro que possui o aluguel mais em conta, porém é muito distante da sua universidade e/ou trabalho. No caso de estudantes universitários, por exemplo, é comum a escolha de imóveis próximos à faculdade. Confira qual será a prioridade em comum e escolha a localização com base nesse quesito.
Além de gastar praticamente a diferença do aluguel em transporte, também há perda de qualidade de vida, com o tempo no trânsito, por exemplo. Conte também com uma reserva para a mudança, taxas e outras despesas eventuais.

Organização

Dividir apartamento requer muita organização. Uma sugestão é produzir planilhas com as contas principais, discriminando quais serão os gastos fixos, quanto cada um precisa pagar e a data limite para o pagamento. Essa organização evita contas em atraso e registra o orçamento geral dos moradores, garantindo um controle total dos gastos. Além disso, a divisão de tarefas também é muito importante para a harmonia da casa e para mantê-la em ordem. É preciso que cada um faça a sua parte.

Outro ponto importante na hora de dividir aluguel com amigos ou outras pessoas é o diálogo. Sempre alinhe com seus colegas as atribuições e responsabilidades de cada um. Caso haja um problema, separem um momento para conversar e encontrar uma solução. Na dúvida, lembre-se do mantra: o combinado não sai caro.
 
Está pronto para morar com os amigos? Aproveite para conferir imóveis para alugar em Curitiba! Se precisarem de ajuda, contem conosco! Lembrando que as sedes da Gonzaga contam com um balcão preferencial para estudantes. Além disso, oferecemos seguro-fiança gratuito, possibilitamos o contrato de locação com mais de um inquilino e entregamos a chave do seu novo imóvel em até 24 horas pelo Aluguel Express.