O que esperar no mercado imobiliário em 2022?
Gi da Gonzaga

O que esperar no mercado imobiliário em 2022?

“Se o mercado crescer de 5 a 10 pontos percentuais será muito bom” relata o Secovi – SP

O mercado imobiliário registrou o melhor cenário, mesmo na pandemia, com crescimento de 9,8%, segundo dados apresentados na Infomoney.
No ano de 2021, o crescimento teve maior destaque para o mercado de imóveis de alto padrão, com crescimento de 19%, segundo o Secovi, totalizando um crescimento de 38%.

Um dos fatores que motivou o aquecimento desse mercado foi a taxa inflacionária que alcançou patamares históricos, diminuindo a liquidez dos investimentos em renda variável, migrando investidores que buscam consolidar seus investimentos e diversificar sua carteira com bens duráveis e que garantem uma segurança de preservação patrimonial.

Home office: Um novo jeito de ver o mercado
“Outra mudança significativa no mercado imobiliário que resultou num crescimento pela busca dos imóveis foi a migração de frentes de trabalho para sistema híbridos ou remotos, onde houve a percepção de que a casa precisava trazer “algo à mais””, relata Eduardo Domit, Especialista em Comportamento do Consumidor e Neuromarketing.

Com a adaptação dos postos de trabalho, só no ano passado, as buscas por residências com 4 dormitórios representou um crescimento de 67%, conforme dados apresentados pelo G1.

A necessidade de ambientes próprios para o trabalho foi o maior agente motivador desse crescimento.
Mas o que esperar num mundo pós pandemia?

O crescimento se mantém constante e tem representado um oceano de oportunidades seja para a parte vendedora, que tem encontrado maior facilidade e valorização na hora de vender, como da parte compradora, que conta com diversos incentivos bancários para aquisição do bem.

O aumento esperado é pela busca por imóveis novos, amplos e com condomínios que ofereçam lazer e segurança, conforme apontam dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).

Espera-se portanto, um ano promissor e com muitas mudanças em um mercado cada vez mais dinâmico.