Saiba como economizar para realizar o sonho da casa própria com 8 dicas para comprar o primeiro imóvel da Gonzaga!

Muitas vezes, realizar o sonho da casa própria exige planejamento a longo prazo, mudanças de hábitos e alguns sacrifícios. Nós, da Gonzaga Imóveis, sabemos que comprar o primeiro imóvel é uma grande decisão e pode não ser tão simples. Por isso, listamos para você 8 dicas para comprar o primeiro imóvel que vão te ajudar a economizar de forma mais prática e fácil, confira:

1. Organize-se financeiramente

O primeiro passo para a realização desse sonho, é a organização financeira. Antes de traçar metas, mudar hábitos e buscar o seu novo imóvel é necessário ter um panorama geral sobre as receitas e despesas. Atualmente, existem muitas planilhas online e aplicativos de finanças que podem te ajudar a acompanhar o fluxo de caixa.

Inicialmente, comece quitando as dívidas antigas que comprometem consideravelmente parte do orçamento mensal. Os pagamentos do financiamento do imóvel serão realizados durante anos e, por isso, é importante não ter dívidas em aberto. 

Sem contar que, com o “nome limpo” o seu financiamento será aprovado com facilidade, sendo possível negociar até melhores condições de juros, por exemplo.

2. Projeções financeiras

Depois de organizar as entradas e saídas do orçamento mensal, faça projeções de gastos para os próximos anos. Além dos pagamentos fixos, preveja aqueles gastos sazonais como IPVA, compra de material escolar, matrículas em instituições de ensino, seguro do automóvel, etc. 

Esse controle irá te ajudar a colocar todas as “contas em dia” e a analisar a real viabilidade de comprar uma nova casa, se será em meses ou em anos.

3. Corte gastos supérfluos

Ao organizar-se financeiramente e realizar as projeções de gastos para os próximos anos, você irá visualizar os pontos de atenção, como os meses de maiores despesas e quais são os gastos que podem ser cortados, se necessário. Por exemplo:

  • Trocar os pacotes de TV a cabo por streamings online
  • Diminuir os planos de celular
  • Não realizar compras por impulso
  • Parar de usar o cartão de crédito
  • Não adquirir novas dívidas, principalmente em longas prestações

4. Mudanças de hábitos

Um dos tópicos mais difíceis entre as dicas para comprar o primeiro imóvel é o estilo de vida. Trocar lazeres caros por aqueles mais acessíveis, dar preferência para transportes mais baratos como bicicleta, transporte público ou caronas, reorganizar viagens para destinos mais em conta ou diminuir os dias das férias em família, são apenas alguns exemplos de mudanças.

Agora é a hora de focar no seu objetivo. Tenha sempre em mente que esses pequenos sacrifícios valerão a pena quando você estiver morando na sua casa própria. Mantenha-se atento aos gastos previstos na planilha e não ultrapasse as despesas estipuladas.

5. Adicione um valor como obrigação mensal

Agora que você já sabe como está a sua realidade financeira e quais serão os gastos previstos para os próximos meses, é hora de definir um valor mensal destinado a compra do primeiro imóvel. 

É necessário economizar, pelo menos, 20% do valor do imóvel para a entrada. Por isso, esse valor mensal deve ser encarado como uma obrigação, assim como outros pagamentos mensais que você realiza (água, luz e internet).

6. Estipule prazos e metas

Conquistar o primeiro imóvel é um investimento a longo prazo e, por isso, é necessário ter disciplina e racionalidade na hora de tomar as decisões. Com a análise do seu raio-x financeiro, você poderá estipular quanto será necessário juntar por mês para atingir a sua meta.

Ao fazer esse cálculo lembre-se de estipular prazos e metas reais. Comprar o primeiro imóvel exige sacrifícios e, para que o plano se torne realidade, é necessário estipular as metas alcançáveis.

7. Prepare-se para gastos extras

Ao comprar o primeiro imóvel é necessário estar atento aos gastos extras que envolvem o processo de compra e podem comprometer o orçamento de desavisados, como:

Além disso, a mudança também gera gastos com transportadora, compra de novos móveis, possíveis reparos e pequenas reformas no imóvel novo, etc.  Na hora de planejar a compra do seu primeiro imóvel, não subestime os gastos extras! Acrescente-os nas suas projeções e esteja preparado para fazer a mudança da forma mais tranquila possível.

8. Ganhe mais dinheiro

Para acelerar a compra do seu primeiro imóvel, não deixe o seu dinheiro parado! Faça investimentos seguros, como a poupança ou títulos públicos que apresentam maiores taxas de rendimentos.

Se possível, trabalhe em contra turno vendendo produtos, fazendo home office ou até mesmo como motorista particular de aplicativo. Toda oportunidade de ganhar um dinheiro extra deve ser aproveitada. 

Direcione essa nova renda automaticamente para o plano de comprar o primeiro imóvel e acelere ainda mais a realização do seu sonho da casa própria.

Imobiliária em Curitiba

Gostou das nossas dicas para comprar o primeiro imóvel? Na hora de procurar uma imobiliária em Curitiba, conte com a Gonzaga Imóveis! Atuamos na capital paranaense desde 1954 e por isso oferecemos mais segurança e proteção para você fechar negócio. Conheça as opções de imóveis em nosso site e conte com o apoio jurídico para comprar o seu primeiro imóvel, acesse!

Leia também “Como financiar um imóvel?