Gonzaga Imóveis

Terminar o ensino médio e começar a faculdade é um momento desafiador, cheio de novidades para a sua vida. Quando esse momento vem acompanhado por uma mudança de cidade, ou mesmo de estado, o desafio se torna ainda maior. Decidir morar em Curitiba para estudar é um grande passo na direção do tão sonhado diploma.

Nesta jornada, é preciso procurar um imóvel, descobrir os melhores bairros de Curitiba para estudantes, organizar a mudança, entre muitas outras questões.

Pensando nisso, a Gonzaga Imóveis, que atua no mercado imobiliário curitibano desde 1954, traz algumas dicas para ajudar os estudantes neste momento. Confira:

1. O bairro ideal para você

Antes de vir morar aqui, é importante pesquisar muito a respeito dos melhores bairros para estudantes em Curitiba. Confira a localização da universidade onde irá estudar, em qual bairro ela fica, quais as opções de imóveis no entorno e, ainda, a infraestrutura da região.

Além disso, não adianta escolher um bairro distante de onde irá estudar devido ao valor dos imóveis e perder qualidade de vida devido ao trânsito e gastar mais com transporte.

O ideal é morar perto da faculdade, mas se você decidir morar em um bairro mais distante, verifique as opções de transporte na região.

Por exemplo, se você passou na UFPR Reitoria, mas não gosta de agito e está procurando um bairro mais tranquilo, talvez morar no Centro ao lado da universidade, não seja a melhor opção. O importante, neste caso, é analisar se há pontos de ônibus ou terminais nas proximidades do imóvel que escolher.

O ideal é morar perto da faculdade, mas se você decidir morar em um bairro mais distante, verifique as opções de transporte na região.

Você pode conferir uma lista com os melhores bairros para estudantes em Curitiba de acordo com a localização do seu campus universitário, clicando aqui.

2. O melhor imóvel para morar em Curitiba

Após conferir se a região oferece o que você precisa, como estar próxima à faculdade, contar com mercados, pontos de ônibus, entre outros, chegou o momento de escolher seu imóvel em Curitiba!

Uma dica é visitar o entorno do local, conversar com vizinhos sobre como é o cotidiano do condomínio, para não ter surpresas desagradáveis após se mudar.

Se você precisa de um imóvel com Seguro-Fiança Gratuito, é possível adicionar esse filtro na sua pesquisa no site da Gonzaga Imóveis.

Outra dica é estar atento à área privativa do imóvel. Por exemplo, se você está acostumado com uma casa, pode ficar tentado a escolher um espaço maior. Porém, agora que você irá morar sozinho, você pode escolher um imóvel com espaço menor ou encontrar pessoas para dividir o apartamento com você.

A Gonzaga Imóveis possui uma página exclusiva para quem procura  outras pessoas para dividir aluguel em Curitiba. Para conferir, basta clicar aqui.

O que o condomínio oferece também pode ser avaliado. Se você gostaria de uma academia ou de lavanderia coletiva, é preciso conferir se essas estruturas estão disponíveis e também como fica a distribuição para os moradores (se houver uma piscina para mais de 200 apartamentos, talvez você não consiga utilizá-la em dias de calor, por exemplo).

Já se você não usa as áreas comuns, não se sinta tentado a procurar um local com várias opções: isso só vai encarecer suas despesas.

3. Valor do Aluguel para estudantes em Curitiba

Junto com a escolha do imóvel, é importante considerar o valor que você tem disponível para alugar. O valor do aluguel para estudantes em Curitiba é calculado levando diversos fatores em consideração, os principais são:

  • Localização: proximidade com o centro, comércios e pontos de ônibus acabam elevando o valor do aluguel. Bairros afastados e mais residenciais costumam ser mais baratos.
  • Conservação e tamanho do imóvel: manutenções, pinturas e quantidade de cômodos são elementos estruturais do imóvel que podem aumentar ou diminuir o valor do aluguel, já que interferem diretamente no bem estar e comodidade dos moradores do imóvel.

Por isso, na hora de calcular os gastos é necessário prestar atenção no que impacta na sua qualidade de vida. Pense na sua rotina, os recursos essenciais para que você possa viver bem e pergunte-se sobre as suas reais necessidades.

Na hora de calcular, não esqueça de levar em conta todos os valores envolvidos: aluguel, condomínio, IPTU, gás, internet e transporte. Não adianta se empolgar com um apartamento sem levar em consideração todos os gastos. Por exemplo, um imóvel cujo aluguel até saia em conta, mas fica o dobro do valor após considerar todas as taxas envolvidas, não é uma boa opção para estudantes.

Analise atentamente e, na dúvida, não hesite em consultar o atendente de locação a respeito de todos os valores.

Se você busca um imóvel com Seguro-Fiança Gratuito, a seguradora fornecerá um valor máximo para o seu contrato de locação, de acordo com a sua renda (ou a de seus pais). Nesse caso,  aguarde a aprovação do cadastro para conferir o valor e somente então realize suas visitas.

Uma boa opção para quem deseja economizar com o aluguel para estudantes em Curitiba é dividir a moradia. É possível encontrar imóveis próximos aos campi universitários com 2 ou 3 quartos com muita facilidade e você ainda poderá economizar dividindo as outras contas como luz e internet.

Existem várias formas de encontrar pessoas interessadas em dividir o aluguel. Além dos famosos panfletos nos murais das universidades, a internet pode ser uma grande aliada.

A Gonzaga tem um programa próprio para tornar o processo mais seguro e transparente para todas as partes. O contrato de locação apresenta o nome de todos os inquilinos e a imobiliária oferece um grupo exclusivo para facilitar essa busca por um roomate. Para participar, basta cadastrar-se na página especial “Dividir Aluguel”.

4. Documentação do aluguel para estudantes em Curitiba

Não deixe para buscar a documentação somente no momento de fechar o contrato. Confira desde o início qual a documentação necessária para o contrato de aluguel e deixe separada.

As garantias locatícias solicitam algumas documentações específicas. Por exemplo, no caso do fiador, é necessário autenticar vias em cartório. Deixar a documentação separada acelera e simplifica muito mais o seu processo.

Mas, se você deseja menos papelada no contrato de aluguel para estudantes em Curitiba, você pode contar com opções de garantias locatícias menos burocráticas, como o Aluguel Express da Gonzaga.

O modelo de locação apresenta a facilidade da assinatura online e agilidade na entrega de chaves em 24h! Acesse a página especial do Aluguel Express para saber mais e realizar o seu pré-cadastro, clique aqui.

Imobiliária em Curitiba

Gostou das dicas? Se você é estudante e está vindo para Curitiba, conte com a Gonzaga Imóveis! Estamos à disposição para ajudar.

Acesse o nosso site e confira nossas opções de imóveis para alugar em Curitiba.

Leia também “Morar em Curitiba: vantagens da Gonzaga Imóveis para estudantes ou para quem é de fora”.

Gonzaga Imóveis

Este artigo foi produzido pela Gonzaga Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!