Gonzaga Imóveis

Terminar o ensino médio e começar a faculdade é um momento desafiador, cheio de novidades para a sua vida. Quando esse momento vem acompanhado por uma mudança de cidade, ou mesmo de estado, o desafio se torna ainda maior. É preciso procurar um imóvel, descobrir o bairro onde vai morar, organizar a mudança, entre muitas questões.
Pensando nisso, a Gonzaga Imóveis, que atua no mercado imobiliário curitibano desde 1954, traz algumas dicas para ajudar os estudantes neste momento. Confira:

1. O bairro ideal para você

Antes de vir morar em Curitiba, é importante pesquisar muito a respeito dos bairros de Curitiba. Confira a localização da universidade onde irá estudar, em qual bairro ela fica, quais as opções de imóveis no entorno e, ainda, a infraestrutura da região.
Além disso, não adianta escolher um bairro distante de onde irá estudar devido ao valor dos imóveis e perder qualidade de vida devido ao trânsito e gastar mais com transporte.
O ideal é morar perto da faculdade, mas se você decidir morar em um bairro mais distante, verifique as opções de transporte na região.
Por exemplo, se você passou na UFPR Reitoria, mas está vindo de uma cidade mais tranquila, talvez morar no Centro não seja a melhor opção. O importante, neste caso, é analisar se há pontos de ônibus ou terminais nas proximidades do imóvel que escolher.

2. A hora de escolher o imóvel

Após conferir se a região oferece o que você precisa, como estar próxima à faculdade, contar com mercados, pontos de ônibus, entre outros, chegou o momento de escolher seu imóvel em Curitiba!
Uma dica é visitar o entorno do local, conversar com vizinhos sobre como é o cotidiano do condomínio, para não ter surpresas desagradáveis após se mudar.
Se você precisa de um imóvel com Seguro-Fiança Gratuito, é possível adicionar esse filtro na sua pesquisa no site da Gonzaga Imóveis.
Outra dica é estar atento à área privativa do imóvel. Por exemplo, se você está acostumado com uma casa, pode ficar tentado a escolher um espaço maior. Porém, agora que você irá morar sozinho, você pode escolher um imóvel com espaço menor ou encontrar pessoas para dividir o apartamento com você.
A Gonzaga Imóveis possui uma página exclusiva para quem procura  outras pessoas para dividir aluguel em Curitiba. Para conferir, basta clicar aqui.
O que o condomínio oferece também pode ser avaliado. Se você gostaria de uma academia ou de lavanderia coletiva, é preciso conferir se essas estruturas estão disponíveis e também como fica a distribuição para os moradores (se houver uma piscina para mais de 200 apartamentos, talvez você não consiga utilizá-la em dias de calor, por exemplo).
Já se você não usa as áreas comuns, não se sinta tentado a procurar um local com várias opções: isso só vai encarecer suas despesas.

3. Valor do Aluguel

Junto com a escolha do imóvel, é importante considerar o valor que você tem disponível para alugar. Na hora de filtrar, não esqueça de levar em conta todos os valores envolvidos: aluguel, condomínio, IPTU, gás, entre outros.
Não adianta se empolgar com um apartamento sem levar em consideração todos os gastos. Por exemplo, um imóvel cujo aluguel até saia em conta, mas fica o dobro do valor após considerar todas as taxas envolvidas, não é uma boa opção para estudantes.
Analise atentamente e, na dúvida, não hesite em consultar o atendente de locação a respeito de todos os valores.
Se você busca um imóvel com Seguro-Fiança Gratuito, a seguradora fornecerá um valor máximo para o seu contrato de locação, de acordo com a sua renda (ou a de seus pais). Nesse caso,  aguarde a aprovação do cadastro para conferir o valor e somente então realize suas visitas.

4. Documentação

Não deixe para buscar a documentação somente no momento de fechar o contrato. Confira desde o início qual a documentação necessária para o contrato de aluguel e deixe separada.
Muitas vezes, é necessário autenticar vias em cartório. Deixar a documentação separada acelera e simplifica muito mais o seu processo.
Depois disso, é só pegar as chaves e preparar a mudança!
Gostou das dicas? Se você é estudante e está se mudando para Curitiba, conte com a Gonzaga Imóveis! Estamos à disposição para ajudar. Acesse o nosso site e confira nossas opções de imóveis para alugar em Curitiba.

Gonzaga Imóveis

Este artigo foi produzido pela Gonzaga Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Como escolher o tamanho ideal de apartamento ou casa?
10 jan
Mercado Imobiliário Quero Alugar

Como escolher o tamanho ideal de apartamento ou casa?

Quer saber o que deve ser levado em consideração na hora de escolher o tamanho da nova casa ou apartamento? […]

leia mais
Como escolher um bairro para morar?
13 dez
Dicas do Bairro Quero Alugar

Como escolher um bairro para morar?

Gostou de mais de um imóvel e não sabe como escolher um bairro para morar em Curitiba? Veja 6 fatores […]

leia mais