Gonzaga Imóveis

Procurando aluguel para estudantes em Curitiba? Confira 9 dicas da Gonzaga e comece a preparar a sua mudança!

De acordo com o Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), em 2017, a busca por imóveis para estudantes em Curitiba gerou um aumento de aproximadamente 5% no número total de locações concretizadas na capital. A principal procura foi por imóveis com um ou dois quartos.

Se você é um calouro que está se mudando para a cidade ou está em busca de um novo imóvel para alugar em Curitiba, descubra 8 dicas essenciais da Gonzaga Imóveis:

1 – Localização

O primeiro passo é escolher um imóvel que esteja próximo à universidade onde você vai estudar para garantir fácil acesso às aulas. Por exemplo, para alunos da PUC-PR bairros como Rebouças e Jardim Botânico são os mais indicados. Já para alunos da UFPR é importante estar atento à localização do campus, como no Centro de Curitiba, ou até mesmo no Cabral, mais ao norte da cidade.

Você pode conferir os melhores bairros para estudantes clicando aqui.

Caso tenha amigos ou familiares em Curitiba, você também pode escolher um imóvel que esteja perto dessas pessoas. Assim, elas podem te ajudar na adaptação e a conhecer melhor a cidade.

2 – Transporte público

Caso não seja possível ir a pé até a faculdade, você vai precisar encontrar uma maneira de se deslocar via transporte público. Por isso, antes de escolher o imóvel para alugar em Curitiba, verifique se há pontos de ônibus e quais as linhas que passam pela região. No site da URBS ou no Google Maps é possível consultar itinerários, traçar rotas, consultar o horário dos ônibus e até mesmo os pontos de parada ao longo do seu trajeto.

Com a alta dos aplicativos que oferecem transporte por motorista particular, também vale simular corridas do trajeto entre o imóvel e a universidade.

3 – Serviços na região

Como você vai passar momentos também fora da universidade, é sempre importante poder contar com serviços como supermercados, comércios, bancos e até mesmo hospitais. Tendo essas facilidades perto de casa, fica muito mais fácil se adaptar à nova rotina.

4 – Tamanho do imóvel

O tamanho do imóvel pode significar uma boa economia no orçamento do aluguel para estudantes em Curitiba. Normalmente, quitinetes e estúdios que oferecem de 17m² a 25m² apresentam um aluguel mais barato.

Para aqueles que precisam de um pouco mais de espaço ou pretendem dividir moradia, uma dica é procurar por imóveis mais antigos, que possuem área útil maior e preços atrativos.

5 – Áreas comuns

Há, também, quem prefira a comodidade de ter no edifício áreas comuns como academia, quadra de esportes, piscina ou lavanderia. Caso seja esse o seu perfil, o ideal é buscar por apartamentos novos que ofereçam áreas comuns bem equipadas.

Tenha sempre em mente que, ainda que o aluguel deste tipo de imóvel custe um pouco mais, você vai poder economizar com as mensalidades que pagaria à parte por esses serviços. Faça as contas e veja o que é melhor.

6- Móveis

Se já possui móveis, lembre de garantir que eles cabem no imóvel que você escolher. Caso não tenha, busque por apartamentos mobiliados ou semi mobiliados. Assim, você pode se mudar muito mais rápido e ainda economiza o dinheiro que teria que investir em móveis e eletrodomésticos.

7 – Garantias

Quando for fechar o contrato, você vai precisar escolher uma opção de garantia locatícia. A mais comum é o fiador, que fica responsável pelo pagamento do aluguel em caso de inadimplência.

Há, ainda, o título de capitalização, que permite que você receba integralmente o valor investido ao final do contrato. Além disso, em caso de inadimplência, o proprietário pode solicitar o resgate do título e utilizar o valor para quitar os débitos.

No entanto, para quem mora fora da cidade, uma ótima alternativa é o seguro-fiança gratuito, que não tem custo nenhum para quem aluga. A modalidade é intermediada por uma seguradora que garante ao proprietário do imóvel o pagamento dos encargos assumidos na locação em caso de inadimplência.

Este tipo de garantia é muito comuns nos contratos de aluguel para estudantes em Curitiba. Na Gonzaga, sempre indicamos essa opção, pois assim você economiza e não precisa envolver terceiros na negociação.

8 – Controle das contas

Falando em custos, é sempre importante inserir na sua conta mensal o aluguel, taxas como condomínio e IPTU, e contas de luz e água. Uma dica é não comprometer mais que 30% do seu orçamento com esses valores. Não esqueça de também somar despesas como transporte e alimentação.

No site da Gonzaga, por exemplo, você encontra quitinetes e apartamentos de um quarto localizados na região central e próximos às principais universidades com custo de aluguel mensal a partir de R$ 400 (sem vaga de garagem). Já apartamentos com dois quartos no Centro de Curitiba custam a partir de R$ 700.

Confira aqui as opções.

9 – Agilidade na mudança

Ao passar no vestibular, o estudante precisa rapidamente encontrar um bom imóvel para alugar em Curitiba e com rápido processo de locação. Na Gonzaga, você encontra muitas facilidades, além do seguro fiança, aqui você encontra mais agilidade no contrato de aluguel para estudantes em Curitiba com o Aluguel Express.

Com ele, é possível realizar o processo de locação de forma online, inclusive a assinatura do contrato e ainda receber a chave do imóvel em até 24 horas. Diminua a papelada e comece a preparar a sua mudança para Curitiba agora mesmo!

E, se precisar de ajuda para escolher o imóvel ideal ou de dicas sobre os melhores bairros para estudantes em Curitiba, entre em contato conosco.

Leia também “Tudo sobre dividir aluguel”.

Gonzaga Imóveis

Este artigo foi produzido pela Gonzaga Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Economize: 8 dicas para comprar o primeiro imóvel
20 dez
Mercado Imobiliário Quero Comprar

Economize: 8 dicas para comprar o primeiro imóvel

Saiba como economizar para realizar o sonho da casa própria com 8 dicas para comprar o primeiro imóvel da Gonzaga! […]

leia mais
5 dicas para estudantes que querem morar em Curitiba
14 nov
Estudante Quero Morar em Curitiba

5 dicas para estudantes que querem morar em Curitiba

Estudar, estudar e estudar! Sabemos que a vida de estudante não é nada fácil. São muitas horas por dia rodeados […]

leia mais