Onde morar em Curitiba: bairro Rebouças | Gonzaga Imóveis
Gonzaga Imóveis

O Rebouças é um dos bairros mais antigos de Curitiba e está próximo ao Portão, Água Verde, Juvevê, Prado Velho e Centro. A região dispõe de diversas opções de transporte, lojas e restaurantes, facilitando a rotina dos moradores. Então, esse texto é para ajudar você a decidir onde morar em Curitiba, considerando esse famoso bairro da região central da cidade. 

Começamos falando sobre transporte público: as principais linhas de ônibus que passam pelo Rebouças são: Interbairros I, Juvevê / Água Verde, Cabral / Portão, Colombo / CIC, Santa Cândida / Pinheirinho, entre outros.

Nascido industrial, devido à presença da estação ferroviária (onde hoje é o Shopping Estação), nos últimos anos o Rebouças viu boa parte de suas fábricas migrarem para outros locais, abrindo espaço para universidades, comércios e edifícios residenciais. Hoje, o bairro tem cerca de 15 mil habitantes e possui área de 2,98 km².

O Rebouças é apontado como um dos 10 bairros com mais abertura de estabelecimentos comerciais na capital: tem 1,4% do comércio da cidade. O Ippuc também está induzindo empresas a se abrigarem no Rebouças e a desenvolverem ali qualquer forma de tecnologia. É o projeto Vale do Pinhão, que tem seu foco no ponto em que o bairro se encontra com a Linha Verde.

A procura por imóveis no Rebouças é grande principalmente entre estudantes, visto que por ele é possível obter acesso rápido a diversas faculdades de Curitiba, como a Faculdade OPET, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a UniCuritiba, UFPR e a PUCPR

No bairro está também o Shopping Estação (antiga Estação Ferroviária) e, nas proximidades, há outro importante centro de compras e lazer da cidade, o Shopping Curitiba. Além de museus, teatros e arenas de shows, como o Museu Ferroviário, o Teatro Paiol, o Teatro de Bonecos Dr. Botica e o Espaço Regina Vogue.

A região conta ainda com hospitais e centros de assistência à saúde, como a Unidade Municipal de Saúde Ouvidor Pardinho e o laboratório Sugisawa.

História do bairro Rebouças em Curitiba

O Rebouças – antigo Campo da Cruz – só começou a ser habitado no final do século 19, quando da construção da Estação da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá. 

O nome do bairro é uma homenagem aos irmãos e engenheiros Antônio Pereira Rebouças Filho e André Rebouças, que construíram a ferrovia. Não é a toa que uma das principais ruas do bairro, a Engenheiros Rebouças , também leva o nome dos irmãos.

Com a movimentação de trens vindos do litoral e interior paranaenses, bem como de outros estados, a região atraiu comerciantes, prestadores de serviços, novos moradores, industriais e trabalhadores para seu entorno. 

O bairro também foi a primeira cidade industrial de Curitiba, e abrigou as principais indústrias da cidade, como Matte Leão, Matte Real, Swedish Match (antiga Fiat Lux), Ambev (antiga fábrica da Brahma), entre outras.

Está procurando um imóvel para alugar no bairro Rebouças, em Curitiba? Conte com a Gonzaga Imóveis!

A Gonzaga Imóveis é a sua imobiliária em Curitiba. Aqui, você encontra as melhores casas e apartamentos para alugar no Rebouças. Realize uma busca no nosso site ou entre em contato conosco e nos conte como é o imóvel dos seus sonhos! Nossa equipe irá realizar uma busca minuciosa para você.

Leia também no blog da Gonzaga Imóveis: “Como escolher um bairro para morar?

Gonzaga Imóveis

Este artigo foi produzido pela Gonzaga Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!