como é morar no bairro Portão em Curitiba

O bairro Portão está na zona oeste de Curitiba e é vizinho dos bairros Fazendinha, Novo Mundo, Água Verde, Santa Quitéria e Vila Izabel. A região é uma das mais populosas da cidade: segundo o IPPUC, possui mais de 40 mil habitantes. Isso se deve, principalmente, por sua excelente localização e facilidade de acesso.

Com muitas vantagens que facilitam a vida das pessoas a procura pelo bairro é grande e ele acaba sendo uma das melhores opções para se viver. Pensando nisso, trouxemos pouco mais sobre como é morar no bairro Portão em Curitiba, caso você considere se mudar.

Os pontos de referência da região são o Terminal do Portão, o Colégio Bagozzi e Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão ou Igreja do Portão, como é conhecida. O Portão também abriga a Escola Municipal João XXIII, a primeira escola municipal de Curitiba, inaugurada em 1963.

O bairro Portão em Curitiba se destaca por ser predominantemente residencial, mas com diversas opções de comércios e serviços. Tais facilidades contribuem para que os moradores do bairro não precisem se deslocar até o Centro quando precisam comprar algo. Pode-se dizer que o bairro tem praticamente “vida própria”.

Na região, a valorização dos imóveis é alta e a procura grande. São diversas as opções de imóveis à venda e imóveis para alugar no bairro Portão em Curitiba. Isso porque, o bairro possui uma localização privilegiada, bem no centro geográfico da cidade, tornando mais fácil o deslocamento para outros pontos de Curitiba.

Do Terminal do Portão, por exemplo, saem mais de 15 linhas de ônibus que interligam diversos bairros de Curitiba. Por conta de vantagens como essas, a procura por aluguel de apartamento no bairro Portão é sempre alta.

História do bairro Portão em Curitiba

O antigo Portão era o ponto de encontro do trajeto que começava no bairro Campo Comprido, atravessava o Barigui e a Fazendinha, completando a ligação entre os caminhos de Campos Gerais e de São José, com destino a Paranaguá.

O nome Portão se deve aos conflitos que haviam entre tropeiros e lavradores na região. Para controlar o comércio de animais e de produtos como a erva-mate, instalou-se por ali um posto de fiscalização delimitado por um grande portão.

A barreira fiscal também se tornou um posto de cobrança de taxas pelo comércio de mercadorias realizado pelo colonos em suas carroças.

O grande marco de evolução da região ocorreu no final do século XlX, época em que Curitiba era habitada por diversos imigrantes e engenhos de erva-mate. Em 1894, a estrada de ferro Curitiba-Paranaguá foi prolongada até Ponta Grossa, passando pelo bairro Portão.

Assim, a facilidade no transporte de cargas tornou a região um centro comercial e industrial, com foco principalmente na fabricação de barricas.

Comércio, serviços e lazer no bairro Portão

Uma característica marcante do Portão é sua infraestrutura completa. O bairro conta com lojas de diversos segmentos, supermercados, agências bancárias, hospitais, escolas e os shoppings Palladium e Total, que estão entre os principais da cidade.

Na rua República Argentina, por exemplo, é possível encontrar lojas de departamentos, além de várias lojas de móveis e de decoração.

No bairro, também está o Portão Cultural, que abriga o MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba, o Cine Guarani, o Auditório Antônio Carlos Kraide, a Casa da Leitura Wilson Bueno e um Centro de Arte Digital.

Além disso, o bairro abriga o Sesc Portão, espaço que oferece cursos de dança, música, idiomas, e serviços como odontologia e restaurante.

Vantagens de morar em Curitiba

O Portão é um dos maiores bairros de Curitiba, uma cidade que oferece excelente qualidade de vida aos seus moradores.

Com excelente infraestrutura urbana, diversas áreas verdes e opções de lazer, a cidade é uma das com o melhor bem-estar urbano do país.

Veja aqui 6 vantagens de morar em Curitiba.

Está procurando um imóvel para alugar no bairro Portão, em Curitiba? Conte com a Gonzaga Imóveis!

A Gonzaga Imóveis é a sua imobiliária em Curitiba porque é aqui que você encontra as melhores casas e apartamentos para alugar no Portão. Realize uma busca no nosso site ou entre em contato conosco e nos conte como é o imóvel dos seus sonhos! Nossa equipe irá realizar uma busca minuciosa para você!

Leia também no blog da Gonzaga Imóveis: “Como escolher um bairro para morar?