Decoracao_Apartamento_Plantas
Gonzaga Imóveis

A decoração com plantas em apartamento é uma excelente forma de tornar os ambientes mais vivos. Há diversas espécies que se adaptam facilmente à vida urbana em apartamentos, como a Babosa e a Espada de São Jorge, que se acomodam com a luz direta ou sombra, além de suportarem variações bruscas de temperaturas.
Portanto, se você deseja trazer mais cores ou apenas dar um toque mais natural aos ambientes do seu lar, este post é perfeito para você! Confira a lista de plantas  para apartamentos que a Gonzaga Imóveis selecionou para você cultivar com facilidade e transformar a decoração da sua casa:

Plantas para varanda

A varanda e a sacada geralmente são as únicas áreas mais iluminadas do apartamento, por isso há uma grande variedade de plantas que podem ser cultivadas nestes ambientes.

Plantas para varanda com sol

A Yuca Elefante gosta de muito sol pleno. Esta planta precisa de grande exposição à luz solar para sobreviver e, durante o verão, quando a exposição é mais intensa, ela apresenta belíssimas flores brancas.  
Para quem prefere plantas menores, a Bulbine é a melhor escolha. Assim como a yuca, ela gosta de luminosidade intensa, mas possui tamanho reduzido, crescendo até meio metro de altura. A Bulbine também é conhecida como Cebolinha de Jardim e suas flores podem variar entre tons de amarelo e alaranjados.

Plantas para sacada com baixa luminosidade

O Pacová, a Jibóia e a Samambaia são indicados para varandas que não recebem exposição solar direta, já que a intensidade do sol pode queimar as suas folhas. Essas espécies se desenvolvem melhor em sacadas por causa da boa ventilação do local e são perfeitas para o clima úmido de Curitiba.

Plantas para interiores de apartamentos

As decorações com plantas ornamentais transformam os ambientes, trazendo mais sofisticação e cores para o lugar. Por isso, a lista de plantas para interiores de apartamentos é muito vasta, tornando possível encontrar uma espécie para cada cômodo, por exemplo.
Em geral, as suculentas e os mini cactos são as mais procuradas, principalmente por quem está em busca de plantas para apartamento pequeno. Além do tamanho, essas espécies chamam a atenção por serem mais fáceis de cuidar, devido à baixa periodicidade de rega e a fácil adaptação aos ambientes com iluminações artificiais, como as lâmpadas de led.

Plantas para banheiro

Em geral, as plantas para banheiro gostam de baixa luminosidade e ambientes mais úmidos, como o Asplênio que se desenvolve na sombra, em luz difusa. A espécie apresenta grandes folhas e combina perfeitamente com vasos de cerâmica.
O Bambu da Sorte é o preferido dos praticantes de Feng Shui, já que simboliza boa sorte e sucesso. Suas folhas longas e o arranjo em vasos de vidro com muita água são perfeitas para trazer mais sofisticação para o banheiro.
Para quem deseja cultivar flores, o Lírio da Paz é uma planta delicada, perfumada e que se adapta à pouca incidência de luz e alta umidade do banheiro.

Plantas para quarto

O Antúrio tem o formato parecido com o Lírio da Paz. No entanto, necessita de luz indireta do sol e se desenvolve melhor em espaços iluminados e arejados. A planta  deve ser regada em dias alternados e o vermelho intenso acrescenta mais vivacidade ao ambiente.
A Maranta é uma planta tropical que prefere luz indireta e possui folhas estampadas que misturam o verde, vermelho e bege. Esta espécie é muito utilizada por designers de interiores que buscam aproveitar cantos e áreas inativas do quarto como ponto de decoração.
Além disso, o cultivo de plantas no quarto é um excelente meio de melhorar a qualidade do ar. Principalmente para aqueles que possuem problemas respiratórios, já que é durante a noite que as crises respiratórias se intensificam.

Plantas para cozinha

As mini hortas são a última tendência em decoração para a cozinha. É possível encontrar com facilidade mudas de Manjericão, Alecrim, Salsa e outras plantas alimentícias em supermercados. Além de trazerem mais vida para o ambiente, essas espécies apresentam a vantagem de acrescentar um toque especial ao tempero da sua comida.
Para quem prefere plantas para cozinha que não dependem de muitos cuidados, a Jade é uma ótima opção. Também conhecida como crassula, a Jade é uma espécie de suculenta que se desenvolve muito bem em ambientes com luz indireta do sol e terra úmida. A rega deve ser realizada apenas uma vez por semana. Suas pequenas folhas combinam muito bem com os balcões da cozinha.

Plantas para sala de apartamento

Geralmente, Azaléias, Begônias e Violetas ficam belíssimas em arranjos para a decoração. As plantas para sala de apartamento precisam de um cuidado especial em relação ao vaso, recomenda-se o plantio em vasos de porcelana com cores que combinem com os móveis da sala de estar.

Plantas grandes para apartamento

Para quem deseja cultivar plantas grandes para apartamento, a Camedórea Elegante e a Palmeira Ráfis são excelentes opções. Elas podem alcançar até 2 metros de altura e não precisam de luz direta do sol para se desenvolver.
Para o interior do apartamento, indicamos a Areca, uma espécie de palmeira que purifica o ar e torna o ambiente mais úmido, trazendo a sensação de frescor da natureza para dentro da sua casa.
E aí? Gostou das indicações? Além de dicas e tendências sobre decoração de imóveis, na Gonzaga você encontra apartamentos incríveis para alugar ou comprar. Encontre um cantinho especial para você cultivar plantas em apartamentos, acesse agora mesmo o site e agende uma visita!

Gonzaga Imóveis

Este artigo foi produzido pela Gonzaga Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

5 dicas práticas de como manter a casa aquecida no inverno
28 jun
Decoração

5 dicas práticas de como manter a casa aquecida no inverno

Curitiba é conhecida como a capital mais fria do Brasil. Durante o inverno, as temperaturas chegam a ficar negativas, devido […]

leia mais
Dicas para alugar ou vender seu imóvel mais rápido
08 fev
Decoração Quero Anunciar

Dicas para alugar ou vender seu imóvel mais rápido

Confira dicas de como organizar seu imóvel para atrair potenciais compradores ou inquilinos e fechar negócio com agilidade! “A primeira […]

leia mais