Gi da Gonzaga

Valorizando seu imóvel
Vender ou alugar um imóvel pode ser uma das diversas alternativas disponíveis para capitalizar o seu patrimônio, mas existem alguns elementos que podem fazer toda a diferença.
Veja os pontos:

A fachada
A primeira impressão é a que fica e isso vale também para os imóveis.

Não cuidar da grama, limpeza de calçadas ou pintura na fachada demonstra descuido com o patrimônio e, consequentemente, acaba desvalorizando o imóvel.

Cores e Pisos
Ter um aspecto bem cuidado também é visto no zelo com as paredes e pisos, por isso aposte na renovação das cores das paredes ou mesmo que mantenha a mesma cor. Uma pintura nova só fará bem para o visual. Pisos antigos, quebrados e desgastados não pegam bem. Uma atualizada no visual poderá agregar e muito na valorização do bem.

Prevenção e manutenção
Pequenos problemas com tomadas, torneiras pingando ou vazamentos podem colocar tudo a perder em uma visita ou uma negociação.

Por mais simples que possam ser para resolver, ninguém quer mudar para uma casa e ter problemas para resolver, portanto antecipe-se.

A legislação também prevê no Código de Defesa do Consumidor, no artigo 23 e no artigo 28 trata sobre a venda com vícios aparentes ou ocultos. Ou seja, a lei fala possíveis defeitos perceptíveis ou não, que podem acarretar na reparação de danos morais e materiais. O prazo legal é de até 90 dias para seja apontado qualquer problema.

Contas e documentos em dia
Manter os tributos pagos e os documentos em ordem é uma obrigação do proprietário, mas pode ser que por conta das demandas e as correrias podem acabar “passando batido”. Então, se tiver interesse em comercializar o imóvel, antecipe-se e coloque tudo em ordem, desde tributos municipais quanto estaduais.

Dicas para receber interessados
Para as visitas agendadas pela imobiliária, verifique qualquer possível ajuste, limpeza ou reparos antes do potencial cliente chegar.

Mantenha tudo organizado e retire todo que traga pessoalidade aos ambientes: quadros de time de futebol, itens religiosos e objetos de família. Também tenha sempre à mãos as cópias dos documentos pagos. Seja transparente, se houver necessidade de reparos que demorem mais, demonstre que sabe sobre o problema e que está ciente para repará-lo antes da venda ocorrer. Além disso, evite marcar visitas sozinho, principalmente em horários com pouco ou nenhum movimento na rua, afinal a sua segurança é fundamental.

Quer vender ou alugar imóveis em Curitiba? Conte com a Gonzaga para participar de todas essas etapas com você e valorize ainda mais sua propriedade.