4 dicas úteis para reduzir ruídos no seu apartamento
Para quem mora em apartamento (e por que não em sobrados ou casas geminadas), sabe como é complicado lidar quando o assunto é o silêncio. Se você tem crianças e pets, o desafio é ainda maior. Mas como tornar a moradia mais silenciosa, tanto para sua família como para os vizinhos, e evitar reclamações?
Veja o que preparamos para você.
Tapetes e passadeiras
Você já visitou um ambiente que faz eco quando você fala? Geralmente isso ocorre porque a voz vibra numa frequência multidirecional e é reverberada quando em contato com superfícies lisas, como se fosse uma onda de choque, o que é bem desconfortável para os moradores. Especialistas em decoração recomendam o uso de tapetes e passadeiras, pois eles têm a capacidade de amortecer tais vibrações, tornando o ambiente mais silencioso, o que é ideal principalmente para quem tem crianças e pets. Sabemos que muitas vezes a não utilização destes recursos podem estar atrelados à facilidade de limpeza ou hipersensibilidade e alergias, mas saiba que o mercado já oferece uma gama de materiais antialérgicos para estes itens.
Janelas antirruído
Falando agora de ruídos externos, cada vez mais nos grandes centros como Curitiba, o barulho do trânsito interfere na tranquilidade dentro de casa. Para isso há duas opções: trocar as janelas por modelos antirruído, ou comprar em casas específicas um vedante acústico para janelas conhecido como veda frestas. De fácil aplicação, no estilo “faça você mesmo”, e sem interferir no funcionamento nem na estética das janelas, a aplicação das fitas garante redução de até 40% da emissão do ruído.
Decoração aliada
Escolher superfícies como madeira, por exemplo, ajudam na absorção das ondas sonoras, enquanto ambientes com revestimento em azulejo, propagam com maior intensidade. Pisos em porcelanato são ótimos isolantes quando aliados a tapetes. Para paredes, painéis de madeiras/MDF e quadros, absorvem as ondas sonoras e impedem que passem em sua totalidade para outros cômodos ou apês vizinhos. Revestimento de gesso também é uma excelente opção, pois além de deixar o ambiente mais lindo, cria uma barreira de proteção acústica.
Paredes extras
Claro que você já sabe, mas não custa lembrar: atitudes simples como usar sapatos de solas macias para andar pelo apartamento, evitando assim barulho nos andares de baixo, ou evitar arrastar móveis em horários de repouso, são sinais de bom senso. E para casos muito críticos, em que o morador ao lado está a uma parede de distância, a solução é o Drywall. A sugestão é fazer uma nova parede de aproximadamente 10 cm (junto da parede original) e preenchê-la com lã de rocha, material específico para uso em Drywall que é um ótimo isolante acústico.
Gostou dessas dicas? Siga nossas redes sociais e acompanhe.
- Artigo Anterior VAI FINANCIAR? ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE TABELAS SAC E PRICE